Portal da Cidade Registro

TECNOLOGIA

Sesc debate Vídeo Games, hoje, às 16h

A conversa online acontece na página do Sesc SP no Youtube e será aberta à participação do público, por meio de perguntas e comentários

Publicado em 06/08/2020 às 03:08

Nesta quinta-feira, dia 6, o projeto Sesc Ideias vai debater Video Games por meio do tema: "Um Jogar Subversivo: Game Design como prática".

Games são uma forma de desenvolvimento do pensamento crítico sobre o mundo ao nosso redor e podem desenvolver a empatia e a sensibilidade para temas sociais relevantes. Para isso todos os envolvidos precisam se posicionar e atuar de forma a construir ambientes que vão além da fruição tradicional dos jogos eletrônicos. Nessa luta a palavra perfeita, que une o universo dos games às causas sociais, é engajamento e esse encontro trará especialistas que discutirão a importância de iniciativas com foco na luta antirracista, na inclusão e representatividade e no combate às novas formas dos movimentos antidemocráticos.

Tainá Felix é produtora de games e arte-educadora. Seu foco de atuação é sobre o lugar de fala das minorias representativas a partir do processo de construção de jogos digitais diversos, propondo um mapeamento contínuo e reconhecimento mútuo dos desenvolvedores fora do padrão masculino heteronormativo branco. Como educadora, seu foco é na mediação em espaços de construção de conhecimento com videogames, promovendo jogos independentes fora do padrão comercial.


IDEIAS - Um Jogar Subversivo: Game Design como prática 


Convidados:


Beatriz Blanco é professora universitária e pesquisadora da área de game design. Sua pesquisa se dá na área dos jogos digitais e diversidade, focando no game design como prática crítica e nos limites das possibilidades dos jogos eletrônicos como vetores de mudanças sociais..


Mediação:


Anita Cavaleiro, educadora, curadora e pesquisadora. Sua pesquisa foca especialmente nos jogos experimentais independentes e na criação de comunidades de desenvolvedores, focando na relação entre os jogos e a educação formal e não-formal. Educadora de Tecnologias e Artes no Sesc 24 de Maio


Apresentação


Sabrina da Paixão: historiadora, mestre e doutoranda em Educação. Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo







Sesc Ideias


Ideias é uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. O canal no Youtube do Sesc SP, sempre às 16h, abre um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção do contemporâneo.

As principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea serão apresentadas, diariamente em forma de diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos entre outros articuladores sociais ativos.

A programação busca abranger, assim, os temas e questões que estão na pauta do dia a dia, de modo a propor amplitude no enfoque interdisciplinar e sugerir aprofundamento com minúcia interpretativa, sem com isso perder o fio da complexidade do social.

Fonte:

Deixe seu comentário