Portal da Cidade Registro

2020

Escolas de Juquiá, Miracatu e Registro terão regime de ensino integral

São três instituições de ensino estadual do Vale do Ribeira que receberão a designação no próximo ano

Publicado em 23/12/2019 às 02:27
Atualizado em

Na última semana o governo do Estado de São Paulo anunciou a expansão do Programa de Ensino Integral (PEI). A partir de 2020 mais de 660 escolas da rede estadual serão incorporadas no regime de ensino integral. 

Destas escolas, pelo menos 3 estarão na região do Vale do Ribeira localizadas nas cidades de Juquiá, Miracatu e Registro. 

Em Juquiá, a escola contemplada é a Escola Estadual Professora Alice Rodrigues Motta, na cidade de Miracatu a instituição é Escola Estadual Professor Armando Gonçalves e na cidade de Registro o ensino integral fará parte da Escola Estadual Koki Kitajima.

Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nessa modalidade. A expectativa da Secretaria da Educação é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023. As 247 escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir à iniciativa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação.

Os critérios para integrar a modalidade de ensino integral é ter mais de doze salas de aulas e segundo o grau de vulnerabilidade socioeconômica da comunidade que a escola atende.

Entre as unidades contempladas, 92 já vigoram no modelo de Escola de Tempo Integral (ETI). Embora tenham uma carga horária maior, as escolas têm um currículo obrigatório diferente do proposto pelo PEI – outras 155 são da rede estadual de ensino regular.

Entre as diferenças que serão implantadas nestas escolas estão, a carga horária de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Trinta e seis das 240 escolas contempladas vão funcionar em um formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham.

Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações. Neste ano, 545 escolas da rede estadual manifestaram interesse em aderir ao PEI. Em 2021, outras escolas da rede terão prioridade na expansão do programa.

Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), os alunos do Ensino Médio das escolas do PEI tiveram desempenho 1,2 ponto maior em relação aos estudantes das escolas regulares.

Confira as 3 escolas do Vale do Ribeira que serão contempladas em 2020 com o Programa de Ensino Integral:


Juquiá

Escola Estadual Professora Alice Rodrigues Motta


Miracatu

Escola Estadual Professor Armando Gonçalves


Registro

Escola Estadual Koki Kitajima

Fonte:

Deixe seu comentário