Portal da Cidade Registro

Educação

Inscrições abertas para Cursinho Pré-Vestibular Gratuito Online

O pré-vestibular para estudantes e egressos de escola pública garante o direito ao acesso à educação superior

Publicado em 16/03/2021 às 21:59
Atualizado em

O Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira anunciou, nesta terça-feira (16/03), a abertura para inscrições para o Cursinho Pré-Vestibular Gratuito. As inscrições serão realizadas por formulário online até o dia 02 de abril e as aulas iniciarão, online, no dia 12 de abril.

O Cursinho Popular Registro é uma experiência pedagógica do IDESC que começou em 2018. A primeira experiência teve mais de 135 pessoas matriculadas no “Preparatório para o Concurso da Prefeitura de Registro” e ocorreu em parceria com a Comunidade Católica Nossa Senhora das Graças, que cedeu o seu espaço para sediar as aulas. Em 2019, em parceria com a Diocese de Registro, o Cursinho realizou o Pré-Vestibular para estudantes e egressos de escola pública, garantindo o direito ao acesso à educação superior. 

A iniciativa partiu de professores que fazem parte do IDESC, que receberam esta demanda e avaliaram a necessidade de uma ação para garantir maiores possibilidades às pessoas com baixa renda nas provas do Concurso da Prefeitura de Registro. Um dos princípios em que se baseiam os organizadores e professores voluntários é o de “igualdade de oportunidades”, noção que permite observar o peso da desigualdade e como ela é determinante no acesso às oportunidades.

Os professores e professoras são totalmente voluntários. No ano de 2020, o Cursinho não pode ser realizado, em razão da pandemia. Para este ano, a diretoria do IDESC e o corpo docente decidiu iniciar as aulas online e ao longo do ano, reavaliar e aguardar o melhor momento para o retorno presencial. 

“Não há dúvida que o ideal seriam aulas presenciais. Mas não podemos ficar parados: os estudantes de escola pública são os que mais estão sofrendo com a pandemia. Portanto, qualquer ação neste momento, que possa garantir, mesmo que seja a alguns estudantes, oportunidades de aprendizagem, pode fazer muita diferença. Nossos professores e professoras voluntários querem fazer a diferença nessa sociedade: garantir a oportunidade do acesso ao direito ao ensino superior e da educação crítica. Queremos pintar a universidade com as cores de nossos estudantes das escolas públicas”, afirma o professor Jefferson Pécori, coordenador do projeto. 

O período de inscrição (online) é entre os dias 16 a 2 de abril de 2021.

 As inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/30S1KBs

As aulas serão online, por meio do aplicativo Google Meet, sempre das 19h às 22h.

Maiores informações pelos contatos:

Facebook: 

https://www.facebook.com/cursinhopopularregistrodoidesc

E-mail: cursinhopopular2019idesc@gmail.com

Telefone: (13) 98169-3533

Fonte:

Deixe seu comentário