Portal da Cidade Registro

Futebol

Paulistão 2023: Saiba tudo sobre a competição

No ano de 2023, pós-Copa do Mundo, os calendários dos torneios de futebol voltaram a normalidade e o Paulistão já tem data definida pela federação paulista

Publicado em 16/12/2022 às 08:06
Atualizado em

O Paulistão é um dos maiores campeonatos estaduais do país, o estado de São Paulo tem o privilégio de ter em casa times de renome internacional na disputa para ver quem é o melhor do estado. No ano de 2023, pós-Copa do Mundo, os calendários dos torneios de futebol voltaram a normalidade e o Paulistão já tem data definida pela federação paulista de futebol. 

Campeonato Paulista acontecerá até o meio de abril

O calendário de jogos do Paulistão iniciará no dia 15 de janeiro de 2023 e terminará no dia 9 de abril do mesmo ano, porém ainda não possui locais ou horários definidos. O campeonato paulista 2023 contará com 16 times e entre eles o retorno do São Bento e da Portuguesa a elite do futebol paulista.

A fase de grupos acontecerá em 12 rodadas, as quartas de final que iniciam a fase de chaves da competição, acontecerão somente no dia 12 de março e será de mata-mata, apenas a final será disputada em dois jogos que acontecerão nos dias 2 e 9 de abril. As equipes foram organizadas em 4 grupos de 4 equipes, sendo que os cabeças de chave foram pré-determinados Santos, São Paulo, Corinthians e Palmeiras. 

Os 2 melhores times de cada grupo do Paulistão 2023 seguem para as quartas de final, sendo que não a partida entre as equipes do mesmo grupo na etapa inicial da competição. Veja como estão divididos os times que fazem parte do Campeonato Paulista 2023 A1:

Grupo A

Santos

Red Bull Bragantino

Botafogo-SP

Inter de Limeira


Grupo B

São Paulo

Guarani

Mirassol

Água Santa


Grupo C

Corinthians

Ituano

Ferroviária

São Bento


Grupo D

Palmeiras

São Bernardo

Santo André

Portuguesa


Taça da Independência é a grande novidade deste ano

Neste ano, a Taça da Independência entra no lugar da Taça do interior, com esta mudança a competição também dará mais 3 vagas na Copa do Brasil 2024 aos melhores colocados que estão disputando a nova taça. A competição será realizada entres os times que estiverem nas posições de 9º a 14º lugar da tabela do paulistão junto aos times eliminados nas quartas de final.

Por isso, a competição justamente acontecerá após os jogos da fase de grupos do Paulistão 2023. Vale ressaltar que os times da elite do futebol brasileiro não farão parte da disputa nesta temporada do torneio. 


Janeiro promete grandes clássicos do Futebol Paulista

O campeonato paulista serve muitas vezes como uma prévia de algumas disputas do Brasileirão Série A e Copa do Brasil e geralmente os técnicos ainda estão calibrando os times para a temporada, um dos grandes clássicos que serve como aperitivo para o ano de 2023 acontecerá será no dia 22 de janeiro entre Palmeiras x São Paulo, até o que se sabe a partida ocorrerá no Allianz Parque, casa do verdão.

Ainda no mesmo mês, só que no dia 29, o São Paulo enfrenta o Corinthians, sendo o destaque da 5ª rodada e logo em seguida no dia 5 de fevereiro o Palmeiras enfrenta o Santos. Para quem quiser acompanhar as partidas, os jogos do campeonato paulista

serão todos transmitidos através do Youtube.


Palmeiras está em busca do seu 2º título consecutivo

No Paulistão de 2022 o Palmeiras venceu a final e manteve 7 pontos do 2º colocado, São Paulo, ao final da competição. Inclusive um fato interessante é que os times da elite do futebol paulista são os que lideram com larga vantagem em relação aos outros do estado. Apenas Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians ganharam mais de 20 vezes, com o Corinthians liderando com 30 campeonatos paulistas conquistados. 

Fonte:

Deixe seu comentário