Portal da Cidade Registro

Esportes

Sesc Registro recebe medalhistas paralímpicos Thiago Pupo e Giovane Vieira

Bate-papo com o técnico e o atleta da seleção brasileira de Paracanoagem será nesta quinta (dia 8), às 19h.

Publicado em 07/02/2024 às 10:16
Atualizado em

São muitas as conquistas e títulos que eles carregam bem como vários os desafios que enfrentaram ao longo das respectivas trajetórias como técnico e atleta da seleção brasileira de paracanoagem. Para conversar com o público do Vale do Ribeira e contar sobre suas histórias no esporte e as experiências que vivem na paracanoagem brasileira, Thiago Pupo (o técnico) e Giovane Vieira (o paratleta) participam da Resenha de Paracanoagem que o Sesc Registro realiza nesta quinta-feira (dia 8), a partir das 19h.

O bate-papo faz parte do Sesc Verão, projeto do Sesc São Paulo que busca incentivar pessoas de todas as idades a praticarem atividades físicas, por meio de uma programação gratuita e inspirada, nesta edição, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris (França).

Como técnico da seleção brasileira de paracanoagem desde 2013, Thiago Pupo acumula mais de uma dezena de títulos como campeão e vice em competições da modalidade, como o Mundial de Paracanoagem, campeonato europeu, Copa do Mundo (ouro em 2019 e em 2023) e nos Jogos Paralímpicos (bronze no Rio/2016 e ouro e prata em Tóquio/2020).

Pupo reside na Ilha Comprida há quase 30 anos, 15 dos quais atuando também como professor de canoagem na escola náutica do município. A Ilha abriga o Polo Nacional de Paracanoagem, no Mar Pequeno, onde são feitos os treinamentos dos principais paratletas brasileiros, numa parceria que envolve a prefeitura municipal e a confederação brasileira da modalidade.

Entre os paratletas que treinam na Ilha Comprida está o paranaense Giovane Vieira, 25 anos, medalhista de prata nas Paralimpíadas de Tóquio (2020) e de bronze na Copa do Mundo da França (2023). O paracanoista também foi campeão no Sul-Americano (2018) e no Pan-Americano de 2017 e 2023, entre outros títulos. Com 11 anos de idade, Giovane teve uma perna amputada ao cair de um trem em movimento e, aos 16, começou a se dedicar à canoagem, depois de passar pelo atletismo e a natação. Há cinco anos, é treinado por Thiago Pupo.

A conversa com os medalhistas paralímpicos Thiago Pupo e Giovane Vieira é aberta a todos os públicos e começa às 19h, na Área de Convivência do Sesc Registro.

Canoagem e skate com realidade virtual

Outras atividades relacionadas à canoagem acontecem no fim de semana, como a vivência Canoagem com Realidade Virtual (sexta a domingo, dias 9 a 11, às 14h), e a Canoagem Recreativa no Rio Juquiá (domingo, dia 11), um passeio de remada por um dos principais afluentes do rio Ribeira de Iguape. São cerca de 12 km de trajeto em caiaque pelo rio e, ao final do percurso, mais 5 km de caminhada ou corrida por uma área natural até chegar ao Park & Pousada Bioma, em Juquiá, ponto final da jornada.

Quem curte skate também pode praticar o esporte olímpico em formato tecnológico através da vivência Skate com Realidade Virtual, que será realizada de sexta a domingo (dias 9 a 11), a partir das 14h.

Todas as atividades do Sesc Verão são gratuitas. Acompanhe a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/registro 

Mais informações pelo telefone (13) 3828-4950. O Sesc fica na avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 57 - Centro – Registro/SP.

Serviço:

Programação Sesc Verão 2024 – Fevereiro

Práticas Aeróbicas

Com educadores em atividades físico-esportivas do Sesc

Dia 7, quarta, 19h. Área de Convivência.

A partir de 16 anos. Entrega de senhas 30 minutos antes.

Ginástica Consciente

Com Claudia Nagano

Dia 8, quinta, 18h. Sala de Múltiplo Uso 3.

A partir de 16 anos. Entrega de senhas 30 minutos antes.

Resenha – Paracanoagem

Com Thiago Pupo e Giovane Vieira

Dia 8, quinta, 19h. Área de Convivência.

Entrega de senhas no local 30 minutos antes.

Canoagem com Realidade Virtual Sesc Verão

De 9 a 11, sexta a domingo, 14h. Espaço Expositivo.

A partir de 6 anos. Entrega de senhas no local 30 minutos antes.

Vivências Dançantes

Com Bárbara Costa

Dia 9, sexta, 19h. Área de Convivência.

A partir de 16 anos. Entrega de senhas 30 minutos antes.

Canoagem Recreativa no Rio Juquiá

Dia 11, domingo, 7h e 13h.

Externa | Juquiá-SP.


Canais do Sesc Registro:

https://www.facebook.com/sescregistro 

https://www.instagram.com/sescregistro 

https://www.youtube.com/SescRegistroSP 

https://www.sescsp.org.br/registro 


Fonte:

Deixe seu comentário