Portal da Cidade Registro

Eleição 2020

Polícias de SP garantem a segurança dos eleitores no primeiro turno das Eleições

Até às 19h30 de hoje, foram registradas 39 ocorrências, nenhuma com fatos graves. Dados serão atualizados

Publicado em 15/11/2020 às 22:14

A Operação Eleições 2020, deflagrada neste fim de semana pelas polícias Civil e Militar para garantir a segurança da população e a legitimidade das eleições, permitiu que o primeiro turno das eleições 2020 transcorresse com tranquilidade em todo o Estado. Até às 19h30 deste domingo (15) foram registradas 11 ocorrências envolvendo candidatos e 28 com não candidatos. Também não foi registrado nenhum caso grave. A maioria dos procedimentos foi motivada por desrespeito à Lei Eleitoral, como distribuição de santinhos e trabalho de boca de urna. 

Todas as ocorrências envolvendo candidatos foram registradas no interior e nenhuma resultou em prisão. Em um dos casos, ocorrido no município de Arandu, na região de Bauru, um candidato foi detido após denúncia de que ele estaria entregando dinheiro a eleitores. Com o acusado foram encontrados R$ 2500,00, que ele alegou serem destinados ao pagamento de fiscais partidários. Após lavratura de termo circunstanciado no DP da cidade, o candidato foi liberado. 

Entre as 28 ocorrências envolvendo não candidatos, duas foram registradas na Capital e 26 no interior; destas, sete resultaram em prisões. Em uma delas, no município de Carapicuíba, na Grande São Paulo, um homem foi preso em companhia de um menor por boca de urna e corrupção de menores. Em outro caso, ocorrido em Campinas, um mesário foi conduzido à delegacia para lavrar um termo circunstanciado após se ausentar da seção eleitoral sem justificativa. 

Todos os dados de ocorrências registradas durante a votação serão atualizados. 

REFORÇO EM TODO O ESTADO 

O esquema especial de policiamento e de funcionamento das delegacias foi organizado em todas as regiões. No primeiro dia operação a PM intensificou o policiamento com 30.600 agentes. No domingo, foram cerca de 70 mil homens e mulheres empenhados, inclusive com a mobilização de tropas do Comando de Policiamento de Choque (CPChq) para atuar na Capital e Baixada Santista (Guarujá e São Vicente).  

O efetivo recebeu apoio de 17.652 viaturas de quatro rodas e outras 1.158 de duas rodas, além de 146 cavalos, 24 aeronaves e 24 drones.  

Desde sexta-feira (13), os PMs atuaram na segurança das urnas eletrônicas e escoltaram os equipamentos até os locais de votação. O mesmo apoio foi presta ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após o término do processo de votação. 

As unidades da Polícia Civil em todo o Estado, incluindo os plantões policiais, contaram com reforço de agentes durante todo o fim de semana.

Fonte:

Deixe seu comentário