Portal da Cidade Registro

Crime Ambiental

Por fábrica clandestina de palmito juçara, homem é multado em mais de R$ 500 mil

Denúncia aconteceu em Iporanga

Publicado em 02/02/2023 às 08:52
Atualizado em

A equipe de Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira realizou atendimento a ocorrência referente à denúncia de existência de fábrica clandestina de palmito juçara no Bairro Nhunguara, em Iporanga. 

Pelo local, a equipe identificou o proprietário, que confessou a prática de beneficiamento ilícito de palmito juçara e franqueou a entrada no local, mostrando o local onde funcionava até então uma fabrica clandestina, sendo constatados em seu interior os seguintes itens:

- 69 vidros de 1,800 kg cada, contendo palmito juçara beneficiado, totalizando 124,2 quilos;

- 34 kg de palmito picado pronto para cozimento;

- 676 unidades de palmito juçara “in natura”;

- 02 picadores artesanais de madeira para palmito;

Diante do acima exposto, o envolvido juntamente com os materiais foi conduzido ao Distrito Policial, onde a autoridade de Polícia Judiciária elaborou o BOPC e Auto de Exibição e Apreensão.

Na esfera administrativa, o infrator foi autuado no valor de R$ 500.520,00, por infringir “in tese” o disposto no parágrafo 1° do Artigo 47 da Resolução SIMA 005/2021, majorada pela Portaria GM/MMA n° 300/22, por tratar-se de espécie ameaçada de extinção.

Os produtos “in natura” foram doados a instituições de caridade do município de Iporanga e os outros que se encontravam impróprios para o consumo foram encaminhados ao aterro sanitário para o devido descarte.

Fonte:

Deixe seu comentário