Portal da Cidade Registro

Bate-papo

Hoje o debate é sobre o papel da ciência na manutenção de status quo, às 16h

A conversa online acontece na página do Sesc SP no Youtube e será aberta à participação do público, por meio de perguntas e comentários

Publicado em 19/08/2020 às 03:10

Nesta quarta-feira, dia 19, o projeto Sesc Ideias vai debater o tema "Diversidade e Ciência".

Bate papo sobre o papel da ciência na manutenção de status quo e políticas afirmativas de reparação ao racismo e as adversidades entre os diferentes grupos sociais, bem como, sobre os benefícios da diversidade na ciência no aumento da abrangência e objetividade do conhecimento científico.


IDEIAS - DIVERSIDADE E CIÊNCIA


Convidados:


Jaqueline Goes de Jesus, graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz (IGM-FIOCRUZ) e Doutora em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia. Coordenou a equipe que sequenciou os primeiros genomas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil em parceria com o Instituto Adolfo Lutz.


João Paulo Barreto, indígena da etnia Tikuno, nascido no Alto Rio Negro, no Amazonas. Foi o idealizador e co-fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi'i. Filosofo pela Universidade Federal do Amazonas, mestre em Antropologia social e doutorando na mesma área.


Juarez Tadeu de Paula Xavier, Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo, assessor da Pró Reitoria de Extensão - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM).


Mediação


Daniel Ramos, mestre em Antropologia Social pela UFSCar, tem pesquisado sobre ausências e presenças negras em instituições culturais. Trabalha na programação do Sesc Pinheiros nas áreas de Literatura e Artes Visuais.






Sesc Ideias


Ideias é uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. O canal no Youtube do Sesc SP, sempre às 16h, abre um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção do contemporâneo.

As principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea serão apresentadas, diariamente em forma de diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos entre outros articuladores sociais ativos.

A programação busca abranger, assim, os temas e questões que estão na pauta do dia a dia, de modo a propor amplitude no enfoque interdisciplinar e sugerir aprofundamento com minúcia interpretativa, sem com isso perder o fio da complexidade do social.

Fonte:

Deixe seu comentário