Portal da Cidade Registro

Preparação

Registro constrói Plano Municipal de Cultura

Conselho Municipal de Políticas Culturais de Registro participa de capacitação para construção do Plano Municipal de Cultura

Publicado em 03/02/2020 às 01:20

Este foi o primeiro de três encontros para a formação do Plano Municipal de Cultura

Depois de aderir ao Sistema Nacional de Cultura e estimular a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, a prefeitura da cidade de Registro já dialoga para a implantação do Fundo de Cultura, mas, desta vez, o trabalho se volta à construção participativa do Plano Municipal de Cultura.

Para dar forma esse importante instrumento, na última terça-feira,  dia 28, com o apoio e parceria do SESC Registro, o Conselho Municipal de Políticas Culturais participou do primeiro de três encontros para capacitação, ministrada por Simone Zárate que coordenou a elaboração do Plano Municipal de Cultura da cidade de Santo André, onde atualmente está Secretária de Cultura.

A Prefeitura da cidade de Registro tem, por meio de diversos conselhos, exercitado a escuta e a participação de todos os cidadãos interessados, na construção de políticas públicas nas mais diversas áreas. No contexto da Cultura, apoia a discussão e definição de políticas voltadas para o setor, tendo como exemplo o salto cultural conquistado nesses últimos anos, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Economia Criativa e importantes parceiros.

“O Plano Municipal de Cultura deve ser elaborado com a participação da sociedade civil e de diversos órgãos da Prefeitura e parceiros, assim como deve estabelecer metas e ações a serem cumpridas pelas políticas culturais municipais nos próximos dez anos. Este tipo de ação de formação para o Conselho contribui para que se garanta uma metodologia que realmente inclua a comunidade em sua elaboração”, afirma o Secretário Carlos Alberto Pereira Júnior.

Outra contribuição técnica importante foi de André Fonseca, que desenvolve consultorias e ações de formação nas áreas de gestão cultural, relacionamentos com públicos, diversidade e inclusão. Para ele “o ponto fundamental para a implementação do Plano Municipal de Cultura é envolver a sociedade civil no papel de ajudar a formular e a pensar políticas culturais”.

Segundo Camila Salustiana, presidente do CMPC, “atividades como esta, em parceria com o SESC, só confirma que temos muito trabalho pela frente e que, certamente, o conteúdo do Plano Municipal de Cultura deverá ser resultado da sistematização das contribuições recebidas nas audiências públicas, consulta pública online e reuniões intersecretariais promovidas pelo Conselho e pela Prefeitura de Registro”.

Outros dois encontros preparatórios serão promovidos ao longo das próximas semanas. Acredita-se que em muito breve se inicie a etapa que compreende os diálogos abertos com a população.

Fonte:

Deixe seu comentário