Portal da Cidade Registro

Tecnologia

Centro de Inovação Tecnológica propõe um “Vale Tecnológico” sustentável

Ambientes compartilhados promoverão a integração entre os empreendedores com coworking em espaço para 84 profissionais, laboratório e auditório

Publicado em 20/06/2019 às 08:30
Atualizado em

A exemplo de capitais como Florianópolis onde parques tecnológicas contribuem consideravelmente para o crescimento econômico da Região, o Vale do Ribeira, em médio prazo, pode se tornar referência na produção de tecnologia de ponta nas mais diferentes áreas como alimentação, saúde, logística, biomas, bioeconomia, agropecuária e turismo 4.0, contando com o apoio da tecnologia da informação. 

A proposta do Centro de Inovação Tecnológica do Vale do Ribeira é ambiciosa. Começa pelo ambiente que deve ser construído dentro de padrões de sustentabilidade que contará com ambientes individuais e compartilhados que promoverão a integração entre os empreendedores por meio do sistema de coworking, um espaço com capacidade para 84 profissionais autônomos, refeitório para 200 pessoas, auditório para 280 pessoas, laboratório, entre outros. A próxima etapa será captar recursos para a edificação do complexo tecnológico.

A idealizadora do projeto, professora Ronise Suzuki de Oliveira, analisa o que será o Citvale: “com o empreendimento, o Vale do Ribeira se transformará numa região de oportunidades porque também gerará novos negócios e fortalecerá a cultura da inovação. O CITVALE será um espaço, com apoio do Poder Público, criado para estimular o desenvolvimento das instituições de ensino, empresas e pessoas, com base tecnológica e resultados de negócios, além de promover a integração, o conhecimento e a tecnologia”, destacou a professora do Instituto Federal (IFSP) – campus Registro, Ronise Suzuki de Oliveira.

Para tudo isso acontecer de fato, Uma área de 43 mil metros quadrados, ao lado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSP e da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, já está destinada. “Apoiamos esta iniciativa porque vai mudar a realidade do Vale do Ribeira, vai reter, incentivar e apoiar os nossos talentos, vai gerar mais renda e riqueza, a região se desenvolverá de forma sustentável e, com isso, melhorará significativamente a qualidade de vida das pessoas. O CITVALE representa uma plataforma de desenvolvimento e progresso e será um marco para todo o Vale do Ribeira”, celebrou o prefeito Gilson Fantin durante evento de lançamento que aconteceu no dia 18 de junho, no SESC de Registro.

São parceiros do CITVALE: o Instituto Federal SP – Campus Registro, Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, CODIVAR – Consórcio de Municípios do Vale do Ribeira e Litoral Sul, SEBRAE SP, ETEC Registro, SDECTI – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, SESI/SENAI, SENAC Registro, Federal Invest, UNISEPE – Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, CONSAÚDE – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e o DRS – Departamento Regional de Saúde de Registro.


Fonte:

Deixe seu comentário