Portal da Cidade Registro

2020

Ilha Comprida inicia campanha de castração e chipagem de cães e gatos

A campanha Castrar é um Ato de Amor e Responsabilidade tem com cirurgias diárias gratuitas destinadas aos animais da população da cidade

Publicado em 10/02/2020 às 00:54

A Divisão de Vigilância em Saúde, órgão do Departamento Municipal de Saúde da cidade de Ilha Comprida, prossegue em 2020, com a campanha Castrar é um Ato de Amor e Responsabilidade com cirurgias diárias gratuitas destinadas aos animais da população com renda de até um salário mínimo (é necessário cadastro no CRAS) e os pertencentes a protetores e ONGs de proteção animal.

O médico veterinário Ricardo Borolli Coutinho, da área de Zoonoses de Ilha Comprida, destaca a importância das cirurgias para a saúde dos animais e a redução do abandono e dos maus tratos.

As cirurgias são realizadas na Vigilância em Saúde, na rua R. Paraná ,155, no Balneário Adriana . Os interessados em castrar seus animais podem fazer as inscrições de segunda a sexta em horário comercial, no CRAS. Para castrar, também é necessário que os animais tenham até oito anos de idade e, se for cão, peso inferior a 20 quilos.

Já o serviço de chipagem é gratuito e destinado a todos os animais. Segundo Silvia Rios, responsável pela vigilância em Saúde, o objetivo é facilitar a identificação dos animais e seus tutores, intensificando a campanha municipal pela guarda responsável.

O cadastro é feito por intermédio de um chip inserido de forma subcutânea. Os tutores recebem um número de Registro Geral (RGA), onde constam dados do animal, do tutor e a numeração do chip. A meta do setor é atingir todos os animais da Ilha. Em 2019 a campanha promoveu a castração de cerca de 1.400 cães e gatos.


Mais informações:

Tel (13) 3842 3271

Fonte:

Deixe seu comentário