Portal da Cidade Registro

Data comemorativa

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

Pelo menos 13 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência física

Publicado em 11/10/2020 às 02:00
Atualizado em

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física é celebrado neste domingo, dia 11.

Conforme o Artigo 1º da Convenção sobre os Direitos da Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasilno ano de 2008, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

Segundo dados preliminares do Censo de 2010, o Brasil possui atualmente mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 23,92% da população. Deste total, mais de 13 milhões são deficientes físicos, aquelas que possuem alguma perda em sua formação de natureza fisiológica ou anatômica que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades.


Pandemia


Em 2020, a maioria das propostas apresentadas no Senado para atender a essa população teve foco no combate à pandemia do coronavírus. Entre elas, a que garante ao paciente com deficiência internado para tratar da Covid-19 o direito a um acompanhante (PL 2985/2020), a que determina o teletrabalho para empregados com deficiência e em grupo de risco (PL 2019/2020), e a que garante transporte especial para quem presta atendimento a pessoas com deficiência (PL 2188/2020). 

Fonte:

Deixe seu comentário