Portal da Cidade Registro

Pesquisa científica

Sesc debate Da ciência de Pasteur a ciência de hoje, às 16h

A conversa online acontece na página do Sesc SP no Youtube e será aberta à participação do público, por meio de perguntas e comentários

Publicado em 13/08/2020 às 03:14

Nesta quinta-feira, dia 13, o tema em discussão no projeto Sesc Ideias é "Da ciência de Pasteur a ciência de hoje: pesquisa, desenvolvimento e sociedade ".

O cientista francês Louis Pasteur ganhou a notoriedade em seu tempo – que se estende aos dias atuais – tanto pela importância de suas descobertas, como a vacina da raiva, quanto por sua capacidade de levá-las a público e defendê-las ativamente. Tema de exposição em cartaz no Sesc Interlagos, sua obra e, principalmente, postura pública, ganham pertinência em novas tintas diante no cenário que vivemos hoje, em que coexistem uma crise pandêmica e movimentos anticiência e negacionistas.

Nos últimos meses, temas ligados à pesquisa e ao conhecimento científico têm ocupado o centro da pauta no debate público no Brasil e no mundo, seja por meio de telejornais, conteúdos digitais ou conversas cotidianas. Em meio a isso, ao mesmo tempo em que vimos grandes trabalhos de instituições e cientistas brasileiros recebendo destaque, ganham também evidência as limitações da estrutura de ensino e pesquisa nacional, que falha em apoiar e financiar o setor. Nessa conversa, Ester Sabino, Isabela Soares Santos e Ricardo Palacios esmiúçam o cenário e projetam possibilidades futuras.

Este bate-papo compõe a semana de programações que marca o lançamento digital do livreto de conteúdo educativo da exposição “Pasteur, o cientista”, exposição do Sesc Interlagos em parceria com a Universcience, instituição ligada ao Ministério da Cultura da França.



IDEIAS : Da ciência de Pasteur a ciência de hoje: pesquisa, desenvolvimento e sociedade 


Convidados:


Ester Sabino: Médica formada pela Universidade de São Paulo (USP), possui doutorado em imunologia pela mesma universidade. Notabilizou-se com por seus trabalhos com HIV - quando ainda pouco se sabia sobre o vírus -, doença de Chagas, anemia falciforme e zika. Em março de 2020, ganhou as manchetes como coordenadora da pesquisa que realizou o sequenciamento do genoma do novo coronavírus, em um trabalho publicado apenas 48 horas após o primeiro caso da covid-19 no Brasil.


Isabela Soares Santos: Cientista social formada pela Universidade de São Paulo (USP), possui doutorado em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro. É especializada em temas como o desafio da socialização de conhecimento sobre as políticas públicas de saúde e as relações público-privadas no país. Hoje, como pesquisadora da própria Fiocruz-RJ, atua na área de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública e na Coordenação Geral do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Gestão e de Serviços de Saúde Pública da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da instituição.


Ricardo Palacios: Médico formado na Universidad Nacional de Colombia, possui doutorado em infectologia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e especialização em bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Também graduado em ciências sociais pela USP, Palacios atualmente é diretor médico de ensaios clínicos e farmacovigilância do Instituto Butantan e, nessa condição, coordena a última fase dos testes da vacina contra o novo coronavírus em São Paulo, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac.


Mediação:


Carolina Barbieri Carolina Luísa Alves Barbieri, médica pediatra, doutora em ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Professora do Programa Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).


Apresentação:


Jusiléia Rocha de Oliveira. Graduada em Letras (Universidade Estadual de Londrina) e supervisora do núcleo socioeducativo do Sesc Interlagos.






Sesc Ideias


Ideias é uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. O canal no Youtube do Sesc SP, sempre às 16h, abre um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção do contemporâneo.

As principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea serão apresentadas, diariamente em forma de diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos entre outros articuladores sociais ativos.

A programação busca abranger, assim, os temas e questões que estão na pauta do dia a dia, de modo a propor amplitude no enfoque interdisciplinar e sugerir aprofundamento com minúcia interpretativa, sem com isso perder o fio da complexidade do social.

Fonte:

Deixe seu comentário