Portal da Cidade Registro

Parceria

Sebrae e Prefeitura implantam Programa de Desenvolvimento em Barra do Turvo

Ação tem como objetivo estimular o empreendedorismo no município, inclusive com a abertura de uma unidade do Sebrae Aqui

Publicado em 03/08/2022 às 11:36
Atualizado em

O Sebrae-SP e a Prefeitura Municipal de Barra do Turvo firmaram uma parceria para implantar o Programa de Desenvolvimento Local (PDL) com o objetivo de levar mais sustentabilidade, crescimento e competitividade ao município por meio de ações ligadas ao empreendedorismo envolvendo diversas entidades parceiras do setor público, setor produtivo e a sociedade civil. O projeto será realizado até o fim de 2022, com possibilidade de continuidade em 2023.

Uma Oficina de Planejamento de Ações (OPA) foi conduzida pelo Sebrae-SP com representantes do município, norteada pelo plano de governo do atual prefeito Jefferson Luiz, destacando as necessidades do município que envolvem a inclusão produtiva, a desburocratização, as compras públicas e a governança. 

As ações, que já estão sendo trabalhadas em conjunto desde o começo do ano, irão refletir em mais empregos, geração de renda, aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e acesso a crédito. O programa é baseado de acordo com a vocação regional e no fomento e desenvolvimento de negócios. Em Barra do Turvo, estão sendo trabalhadas ações voltadas majoritariamente para o agronegócio com programas vocacionais para o leite de búfala, café, erva mate e juçara, além do Empretec rural e missões empresariais para a Agrishow e Hortitec.

O PDL em Barra do Turvo abrange também o Programa Consórcio Empreendedor do qual o município já faz parte. Esse programa tem o objetivo de oferecer consultoria e formação para os municípios fortalecerem suas políticas públicas de apoio aos empreendedores, principalmente os de micro e pequeno porte. Nessa primeira fase do Programa, Barra do Turvo foi contemplada com as consultorias de treinamento e acompanhamento do agente de desenvolvimento; além de consultoria para regularização de serviço de inspeção municipal (SIM) e consultoria para cooperativas de produtores da agricultura familiar.

Para completar ainda mais o fomento ao empreendedorismo, Barra do Turvo vai receber, ainda em 2022, uma unidade do Sebrae Aqui no município, espaço que vai servir para atendimentos ao MEI, informações sobre abertura de empresas, apoio para MEs e EPPs, bem como orientações sobre cursos e capacitações para atender as necessidades dos empreendedores e produtores rurais do município.

Para o prefeito de Barra do Turvo, Jefferson Luiz, o Programa de Desenvolvimento Local é fundamental para o município. “O projeto vai servir para que todas as cadeias sejam desenvolvidas, desde o turismo até o agro com nossos produtores rurais. Teremos mais geração de renda e um município mais forte”, comenta. 

De acordo com a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle Santos, o programa foi criado para unir todos os setores e agentes para promover o desenvolvimento local por meio de ações de políticas públicas, educação empreendedora e soluções setoriais. "Entendemos que o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social", comenta. De acordo com a especialista, as oportunidades de qualificação vão contribuir diretamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos munícipes. "Queremos que este programa conceda ao cidadão e à cidadã barra-turvense a oportunidade de serem protagonistas de suas vidas", destaca.

Fonte:

Deixe seu comentário