Portal da Cidade Registro

Tecnologia

Usinas no Vale são coordenadas com tecnologia avançada

A Operação das usinas e parques eólicos da Votorantim Energia está concentrada num só local e permite agilidade de ações e tomada de decisão

Publicado em 28/09/2020 às 21:00
Atualizado em

Manter uma operação padronizada com supervisão e controle remoto 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma ininterrupta. Essa é a missão do Centro de Operações de Geração (COG), localizado em Votorantim, região metropolitana de Sorocaba (SP) que está em operação desde 2014. O local opera 17 usinas hidrelétricas e dois complexos eólicos nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, totalizando aproximadamente a potência instalada de 1,4 GW. 

A partir do COG, os ativos são supervisionados e controlados remotamente através de sensores instalados nas unidades geradoras hidráulicas, aerogeradores e demais equipamentos que enviam informações em tempo real. “Identificamos qualquer alteração que ocorra nas máquinas, permitindo um diagnóstico e atuação ágil, seja remotamente ou localmente através dos técnicos presentes nas usinas hidrelétricas e parques eólicos, promovendo ainda mais segurança na gestão do ativo e ao sistema elétrico”, explica o coordenador do COG Felipe Anderson de Souza Paula. 

Além da operação e controle em tempo real, o COG contempla ainda as áreas de Pré-Operação, Automação e Pós-Operação, ou seja, a programação de geração em cada usina é realizada no local assegurando o perfeito atendimento às normas do setor e a interação com os órgãos reguladores, tais como ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Operador Nacional do Sistema (ONS), entre outros 

A ideia de criar um centro de operação integrado na Votorantim Energia nasceu por meio do Programa “Usinas Conectadas”, que realiza ações de aporte de tecnologia, redesenho de processos e treinamento de colaboradores, visando a integração de todas as usinas hidrelétricas e eólicas da empresa até 2021. O programa prevê assim, estruturar os processos com foco em melhoria contínua e geração de valor. Os resultados se refletem em ganhos de produtividade, desenvolvimento de negócios e uma gestão mais eficiente de informações. 

No quesito inovação, o Centro de Operações da VE se destaca por trabalhar com as mais modernas tecnologias através do sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados), que concentra informações de todas as usinas e parques eólicos operados, transportando-as em segundos e até mesmo milésimos de segundos para os equipamentos do COG. 

“Além do sistema de supervisão e controle, são disponibilizadas imagens dos principais equipamentos, por meio de câmeras, que monitoram em tempo real as atividades das usinas e subestações. O COG também realiza o monitoramento hidrológico através de diversas estações hidrometeorológicas e anemométricas próprias, que monitoram as vazões dos rios à montante (antes), à jusante (depois) e os ventos nos complexos eólicos. Outra informação importante é o acompanhamento diário e horário da previsão de chuva e de ventos”, detalha Felipe. 

É importante destacar que, mesmo durante a pandemia pelo novo coronavírus, o COG manteve sua operação segura e online em 100% do tempo, sem impactos à supervisão e controle das usinas. A segurança operacional das usinas também é um fato considerado no plano de contingência mantido e atualizado regularmente e está estruturado para cada adversidade que possa surgir. 

O COG contribui para a melhor tomada de decisão no que diz respeito ao planejamento e organização da geração. “As boas práticas de operação de uma usina são replicadas para as demais e a gestão centralizada permite resultados significativos e sinérgicos. Os resultados são refletidos em ganhos de produtividade, desenvolvimento de negócios e gestão mais inteligente de informações e para nós é uma segurança contar com o apoio dessas informações”, destaca Felipe. 


Fonte:

Deixe seu comentário