Portal da Cidade Registro

Eleições 2022

Registro contará com transporte gratuito no segundo turno das eleições

Medida que aconteceu em decorrência de pedido da vereadora Sandra Kennedy, foi vista pelo Prefeito como um ato de fortalecimento da Democracia em Registro

Publicado em 25/10/2022 às 08:38
Atualizado em

A vereadora Sandra Kennedy Viana (PT), de Registro, garantiu que seu ofício sobre a garantia de transporte público gratuito no segundo turno das eleições em Registro fosse autorizado pelo Executivo Municipal. Com isso, o direito ao voto será garantido a todos gratuitamente. “Garantir transporte gratuito no dia das eleições é uma medida necessária”, avalia. “Para uma ampla parcela da população o acesso depende de transporte público em horários suficientes e de forma gratuita visto que ausência de recursos para pagar o valor da passagem pode ser o elemento cerceador deste direito”, justifica a vereadora no documento.

Em rede social, o prefeito de Registro, Nilton Hirota (PSDB), enfatiza o fortalecimento da Democracia em Registro durante o processo eleitoral. “Acabei de autorizar a gratuidade do transporte público no dia das eleições do 2º turno (30/10) para que a população registrense exerça o seu direito com tranquilidade e a garantia de que poderão se locomover de seus lares até os locais de votação sem impedimentos".

O itinerário e horário de segunda a sexta será mantido no domingo da eleição. "Faça valer o seu direito de escolha dos nossos representantes", diz o prefeito.

Números baixos - A abstenção no primeiro turno em todo o Brasil foi maior do quem em eleições anteriores: 20,95% dos eleitores aptos. De acordo com o Superior Eleitoral (TSE), em todo o Brasil 32.766.498 eleitores não foram votar.

Na região sudeste o índice foi ainda maior, 22%. No estado de São Paulo, foi de 21,6% e em Registro a abstenção foi ainda muito maior: 26,7%.

Em vários locais de votação em Registro a abstenção chega a níveis muito elevados 30% em locais de votação como as Escolas Dr. Fabio Barreto, Pascoal Grecco, Prof Antonio Fernandes, Kesao Kasuga e Alberto Bertelli que tiveram um maior percentual de abstenção chegando a 31,6%.


Fonte:

Deixe seu comentário