Portal da Cidade Registro

Titulação

Vereador comemora avanço na regularização de imóveis no bairro Arapongal

Vander Lopes destaca a união neste importante projeto para a legitimação de posse ao dono de fato do imóvel

Publicado em 16/09/2019 às 04:50

Na terça-feira (10), o vereador Vander Lopes e o prefeito Nilton Hirota se reuniram com o diretor da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Milton Wolf. Na pauta, início dos trabalhos visando a regularização fundiária do bairro Arapongal. 

Durante o encontro, o vereador Vander Lopes falou da sua preocupação quanto à possibilidade de determinadas localidades do município não estarem recebendo benfeitorias em virtude dos lotes e terrenos não terem ainda seus títulos definitivos. “A regularização fundiária vai beneficiar os moradores deste bairro que podem ter segurança jurídica do seu imóvel, e ter acesso ao crédito, e às políticas públicas com tranquilidade”, afirma Vander. 

O parlamentar comemorou, pois ainda durante a reunião, Milton Wolf anunciou que o Arapongal será o próximo bairro a ser beneficiado com o Programa de Regularização Fundiária, que começa a ser desenvolvido nos próximos meses. 

Vander destaca a união neste importante projeto para a legitimação de posse ao dono de fato do imóvel. “A regularização dos lotes tem um fundamental caráter social e vai levar tranquilidade aos moradores que há décadas esperam ter os documentos de propriedade de suas casas”, declarou. “O bairro do Arapongal está tendo um olhar mais humanizado porque habitação é mais que moradia é respeito à própria vida”, completou o parlamentar. 

Na oportunidade foi discutido também a possibilidade de realizar essa regularização na Vila Ouro e a regularização fundiária dos imóveis rurais do município. 

O prefeito Nilton Hirota agradeceu a visita e enalteceu a grande importância do Itesp na questão fundiária do município. 

Participaram também da reunião o supervisor do Itesp Tiago Vitor; do secretário de Governo, Sylvio Murasawa e do diretor de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e inovação, Octavio Forti Neto. 

Impacto social da Regularização Fundiária 

O volume de imóveis sem registro cartorário em Registro é enorme. São pessoas que de fato são proprietárias dos imóveis, mas que não provam isso juridicamente, pois, como é de conhecimento popular, “quem não registra, não é dono”. Aprovada em julho de 2017 em meio a polêmicas e críticas, a Lei Federal nº 13.465/17 – antiga Medida Provisória 759 – alterou aspectos essenciais para a regularização fundiária urbana e rural. Essa nova lei possibilita de fato que o Poder Público, através de uma Política de Regularização Fundiária, garanta para a população o registro de seus imóveis, com titulação de propriedade, na maioria das vezes. Esse ao meu ver, é o grande avanço desta legislação. O impacto social é enorme, pois ele incide sobre a dignidade da pessoa humana, sobre sua possibilidade de usar e gozar, juridicamente, como proprietário, de um imóvel que de fato era seu, mas estava irregular perante a lei. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário