Portal da Cidade Registro

Educação

Yoga para crianças nas escolas

As escolas que têm se utilizado dessa técnica milenar tem comprovado seus benefícios, crianças melhoram as notas e aumentam a capacidade de concentração

Postado em 18/03/2020 às 20:36 |

O yoga é uma ciência desenvolvida na Índia, hoje com várias pesquisas científicas ocidentais comprovando sua eficácia e benefícios; tanto físicos, como emocionais e mentais. Além da Índia, local de origem do Yoga, os EUA, Inglaterra e França já há algum tempo implantaram este sistema nas escolas para os jovens. No Brasil isso ainda é novo, mas as escolas que têm se utilizado dessa técnica milenar tem comprovado seus benefícios, crianças melhoram as notas, aumentam a capacidade de concentração, aprendizagem e memória, além de conseguir aprender e controlar mais suas emoções, ansiedade e agitação mental.

Usando a pedagogia da Educação em Valores Humanos do educador indiano Sathya Sai Baba, com as práticas de Yoga para criança tendo como filosofia a linha de Yoga de Kriya Hatha Yoga de Babaji, levando músicas de composição próprias, buscamos o desenvolvimento do Ser Humano de forma Integral, algo que o sistema tradicional de educação não está conseguindo suprir, apenas se desenvolve o nível intelectual na Escola Tradicional. Mudamos o foco para desenvolver o caráter e despertar o potencial interior de cada um, que todos temos latente, nossos universais Valores Humanos. Para trabalhar o Ser integralmente trabalhamos vários níveis de personalidade: o físico, o mental, o emocional, o intelectual, psíquico e espiritual.  

O nível físico está relacionado com a ação, este nível está associado ao Valor da Retidão, irá desenvolver a coragem, honra, dignidade, e assim por diante. Usamos a contação de Histórias ou contos para trabalhar este valor, com as posturas da yoga, que as crianças aprendem sobre seu corpo, percebendo os sentidos, os movimentos, ajudam a desenvolver flexibilidade, tanto física, quanto psicológica. Estimula o equilíbrio, a estabilidade, desenvolve a coordenação e concentração. E assim, desenvolvemos neste nível a palavra e a ação.

O nível mental ou emocional está relacionado com a utilização dos órgãos dos sentidos, estes são captados pela mente, o controle delas traz equilíbrio emocional. Este nível está relacionado com o Valor da Paz Interior. Trabalhamos as várias técnicas de harmonização, desenvolvemos a quietude e o relaxamento com técnicas de respiração e meditação, que ativa a intuição e traz equanimidade mental. Portanto o campo de atuação deste valor são os pensamentos e sentimentos. 

 O Nível intelectual é o que nos capacita a discernir entre o correto e o incorreto. Trabalhamos neste nível a memória. Este nível está relacionado com o valor da Verdade. Trazemos as citações de frases inspiradas em seres humanos que fizeram a diferença positiva para o planeta. Isto estimula a criança à reflexão e síntese. Cada frase é escolhida com o valor principal que queremos trabalhar no dia, ajudando a desenvolver o campo de atuação do discernimento.

O Nível psíquico está ligado a “psique” humana ou Alma. Desenvolvendo o aparelho psíquico encontramos o Amor, é este valor humano que está relacionado a este nível. O canto em grupo é uma forma de abrir o coração, a beleza da música é um instrumento simples e poderoso para purificar a mente e trazer sentido de unidade e, assim, ajudar a libertar a ansiedade, medo e preocupações. O canto em grupo desenvolve auto confiança nas crianças.

No Nível espiritual experimentamos a Unidade na Diversidade e trabalhando ele chegamos ao valor da Não Violência. Para trabalhar este nível utilizamos a atividade em grupo que propicia a consciência de cooperação entre os alunos e compreensão mútua. Assim, ajudamos na integração entre pensamento, palavra e ação, e desenvolvemos a capacidade de aprender com os demais.

Portanto, focando em valores como Retidão, Paz interior, Verdade, Amor e Não Violência e as técnicas adequadas de cada um conseguimos envolver todos os níveis psíquicos do Ser Humano: Nível Físico, Mental, Intelectual, Psíquico e Espiritual. Tanto estes valores quanto estes níveis não são estáticos, são integrados, com estes valores básicos atingimos vários valores relativos e em um mesmo nível conseguimos desenvolver vários valores. Assim, poderemos trazer de maneira integral o potencial da criança como Ser Humano Pleno e ter um adulto íntegro fazendo a diferença na sociedade.


Cassia Cecília Assunção Lima é fundadora do Espaço Terapêutico Jyothi em Registro - onde  Jyothi atua atua com aulas de Kriya Hatha Yoga de Babaji e massagem restaurativa. 


Fonte:

Deixe seu comentário