Portal da Cidade Registro

Mercado

Lidere, lidere ou saia do caminho!!!

Mude antes que a falta de conflito de ideias acabe com o seu emprego.

Publicado em 04/12/2023 às 12:26
Atualizado em

É muito difícil controlar o que acontece no mundo, o que você pode controlar é o que acontece com você. Faça aquilo que te desafia. As tarefas mais recompensadoras são as que em princípio parecem impossíveis de serem feitas.

Imagine uma empresa com 500 colaboradores: 40 na segurança e limpeza, 100 temporários, 80 estagiários, 250 no escritório, 30 na gerência e diretoria. Quantos líderes essa empresa deve ter?

Se você estudou as teorias de administração e de recursos humanos, já vai começar a fazer conta...e imagino onde vai chegar.  

Quantos líderes essa empresa deveria ter? Todo mundo!

Todos os colaboradores precisam ser líderes. Nada menos que isso deve interessar.

Se você imaginou algo diferente, infelizmente, talvez você precise ser despedido.

E por que todo mundo deve ser líder?

Porque todo dia tem que ser de conflito de ideias na empresa. Todo dia é dia de botar fogo no organograma e liberar o liderograma.

Pense assim: se o garoto de 20 e poucos anos sabe mais sobre marketing do que o jovem de 50, deixa o garoto liderar o plano de marketing. Se o jovem de 50 anos sabe mais sobre comércio eletrônico, internet e telecomunicações do que a garota de 30, deixa o jovem liderar a tecnologia. Se o cara de 65 tem uma visão diferente de tudo aquilo que o garoto e o jovem apresentaram sobre marketing e tecnologia, vamos ouvir seus questionamentos. Sua empresa está preparada pra isso?

Talvez não. Por que liderar, se você pode ser liderado? Por que se desafiar se você pode ficar de boa na sua zona de conforto? Por que criar conflitos, se você pode até ser mandado embora...

Mas você precisa perder o medo de falar a verdade. Se você cria conflito de ideias, você é talentoso; se você é talentoso, ninguém quer te perder. Fale sobre suas ideias, a empresa precisa saber que criar esse tipo de conflito é querer o melhor para todos.

Ninguém vai ligar de te perder se você for um morto-vivo que se esconde atrás do crachá, do monitor, da descrição de cargo, e não tem a mínima ideia do que acontece na empresa, de quanto foi o faturamento no último mês.

A propósito, você sabe quanto foi o faturamento da empresa em que você trabalha no último mês? Se você fosse o CEO por um dia, quais seriam as suas três primeiras iniciativas para colocar a empresa em uma nova rota, caso fosse necessário?

Enquanto você procura emprego de Assistente de Marketing, o Google procura marketeiros para assumir a responsabilidade de Maximizador de Criatividade. Enquanto você procura emprego de Diretor Comercial, a Microsoft procura consultores para assumir a responsabilidade de Presidente de Geração de Demanda. O mundo mudou. O que você sabe talvez não interesse mais. O que importa é o que você faz, e quais responsabilidades você assume com começo, meio e fim. Mude antes que a falta de conflito de ideias acabe com o seu emprego.

Liderados perguntam "Quanto custa?", líderes perguntam "Vale a pena fazer?"; liderados perguntam "Quantas pessoas vão participar da equipe?", líderes perguntam "Nós realmente precisamos de todas essas pessoas por aqui?"; liderados perguntam "Qual é o plano?", líderes perguntam "Quando vamos começar o projeto?".

Na nossa tribo, tem gente vivendo na zona de conforto. O que o mundo quer ver é você se desafiar.

Lidere, lidere ou saia do caminho!

Nada menos que isso devia interessar.


* Gilsemara Cândido é profissional de Publicidade, Marketing, Gestão de vendas (pipeline) e de Carteira de clientes. Experiência com desenvolvimento de novos mercados, especialmente no setor de mídia. Mapeamento de Mercado ("market mapping"​ / "market sizing") e identificação de oportunidades e publico alvo.


Fonte:

Deixe seu comentário