Portal da Cidade Registro

Opinião

O passado, o presente e o futuro de Registro passam pelas águas do Rio Ribeira

Transformar um curso de água em patrimônio histórico, cultural e ambiental pode impulsionar uma série de atividades econômicas

Publicado em 25/03/2024 às 20:32
Atualizado em

No Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, refletimos sobre a importância do Rio Ribeira para o passado, presente e futuro de Registro, destacando sua ligação direta com a história e a vida na região. 

O Rio Ribeira do Iguape é crucial na nossa história, sendo vital para sua origem e crescimento, proporcionando transporte e sustento aos primeiros habitantes e influenciando o estabelecimento da cidade. Ao longo do tempo, o rio tem sido fonte de recursos naturais (especialmente água para nosso consumo), suporte para atividades econômicas e central para a identidade cultural local, desempenhando um papel essencial na vida e na imaginação da comunidade. 

Se sua importância história é indiscutível, suas possibilidades para melhorar o nosso futuro também são inegáveis. É fundamental ressaltar a consequência que a aprovação de uma lei que garantia sua preservação como patrimônio histórico, cultural e ambiental teria em nossas vidas: transformar um curso de água em patrimônio oferece uma gama de benefícios econômicos. Estamos falando do impulso ao turismo e ecoturismo, incentivando atividades como passeios de barco e pesca esportiva, o que por sua vez gera receita e empregos na região. 

Ao redor do mundo alguns rios, como o Sena em Paris, o Tâmisa em Londres e o Hudson em Nova York, têm sido reconhecidos como patrimônio histórico, cultural e ambiental. Essa valorização tem impulsionado o turismo e o desenvolvimento econômico das regiões ribeirinhas. Investimentos em infraestrutura, limpeza do rio e promoção de atividades culturais ao longo das suas margens têm sido fundamentais para atrair visitantes e gerar receita. 

Além disso, a conservação ambiental resultante desse reconhecimento pode levar ao desenvolvimento de infraestrutura adequada, valorização imobiliária, promoção da cultura local e educação ambiental, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável e a preservação do meio ambiente. Em resumo, transformar um curso de água em patrimônio histórico, cultural e ambiental pode impulsionar uma série de atividades econômicas sustentáveis, ao mesmo tempo em que promove a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento local de forma equilibrada e responsável. 

O caminho é certo: o quanto antes integrarmos o Rio Ribeira à nossa dinâmica de desenvolvimento sustentável, maiores serão os benefícios culturais, sociais, ambientais e econômicos para nossa população.


Jefferson Pécori Viana é professor de Geografia na Rede Estadual de Educação e no Super 10 Cursos.

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Representou o Brasil na ONU, durante o Fórum Mundial da Juventude, organizado pelo "Academic Impact" das Nações Unidas, nos Estados Unidos, em 2015. 

Representou o Brasil nos BRICS, durante o Encontro de Jovens Cientistas, na Rússia, em 2015. Participou de dois intercâmbios acadêmicos: na Universidad de Sevilla, em Sevilla (Espanha) e na Universidad Mayor, em Santiago (Chile). 

Já visitou os seguintes países: Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Cuba, Venezuela, Equador, Peru, Colômbia, Bolívia, Chile, Uruguai, Portugal, Gibraltar, Holanda, Espanha, Bélgica, Polônia, República Checa, Itália, Rússia, Marrocos, Egito, Jordânia, Israel e Palestina.

Comentarista da Televisão RT en Español, desde 2022.

Pesquisador do IDESC, desde 2022.   

Coordenador do Cursinho Popular do IDESC, desde 2018.

Ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Registro (2022-2023). 

Delegado da Conferência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2019).

Foi assessor parlamentar da Vereadora Sandra Kennedy (2018-2020). 

Foi professor no Instituto Federal de São Paulo - Campus Registro (2022). 

Foi revisor da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), 2018-2022.



Fonte:

Deixe seu comentário