Portal da Cidade Registro

Mercado

Você tá pronto pra fracassar?

A gente planeja tudo que precisa mudar, como vai ser a nova rotina, o que a gente espera de bom, e simplesmente ignora...

Publicado em 21/12/2023 às 11:50

Chegamos ao fim de 2023. Vem aí um novo ano, com novas metas, novos planejamentos e, é claro, uma nova energia! Você provavelmente já se preparou pro sucesso. Mas me diz, você tá pronto pra fracassar? Então se prepare, porque o fracasso vem!

Você já reparou que todo ano, quando vem chegando a virada, a gente começa a fazer planos, projetos e criar expectativas pra tudo o que vai dar muito certo e pra todas as conquistas que virão?

A gente planeja tudo que precisa mudar, como vai ser a nova rotina, o que a gente espera de bom, e simplesmente ignora:

    1. Que não temos controle de tudo;

    2. Que as coisas podem não acontecer como a gente quer;

    3. Que se algo pode dar errado, provavelmente vai;

    4. Que muitas das nossas metas dependem dos outros;

    5. Que a gente vai cansar antes mesmo de começar um projeto;

    6. Que nós vamos fracassar em várias coisas.

Você pode ser demitido, terminar seu relacionamento, perder pessoas, ficar infeliz no trabalho, olhar pra sua caminhada e não achar mais sentido...

A primeira reação é associar quebras e rompimentos ao fracasso. E isso é normal do ser humano.

Aprendemos que fracassar é ruim, que falhas merecem punição e que, quando não alcançamos um objetivo específico, parece que apagamos da mente toda a trajetória e, o mais importante, tudo que aprendemos com isso.

Ah, mas agora você tá sendo romântica e demagoga. É muito fácil falar, mas não é nada fácil estar nesse lugar...você pode estar pensando isso. E você está certo!

Não vou dizer que você deve ser a pessoa mais otimista do mundo (eu também não sou) e que, independente do que acontecer você tem que agradecer por isso (isso vai do modo de ver a vida de cada um). Menos ainda que você se acomode por achar que sempre vai fracassar. Que você fique parado no lugar onde está e, assim, deixe tudo pra depois, inacabado, ou sequer iniciado.

Precisamos mudar a forma de pensar. Quando a pergunta: “você tá pronto pra fracassar?’’ ecoar na cabeça, é hora de começar a repensar no que esse conceito significa de verdade. Sim, precisamos, porque estamos juntos nessa.

Você sabia que algumas empresas já criaram na sua cultura a possibilidade do fracasso entre os funcionários? No Cirque du Soleil, o erro faz parte da filosofia e isso parece óbvio, afinal como montar um espetáculo brilhante sem errar, cair, fracassar e tentar de novo inúmeras vezes?

Eu sei que é mais fácil falar que fazer. Mas a gente tem que fazer esse esforço, tentar mudar a concepção sobre as coisas ao redor.

Talvez o que a gente precise seja coragem. Não aquela de ser inconsequente nas tomadas de decisão, sem pensar em todas as possibilidades antes de se jogar em algo. Mas também não podemos deixar de ir por medo de fracassar.

Mas e aí, você deve estar se perguntando, o que a gente deve fazer então?

Bom, eu entendi com o tempo que às vezes a gente olha as coisas pelo lado do avesso. E que, se a gente mudar a forma de pensar, vai entender que na realidade não fracassou. Pelo contrário, tudo o que deu errado vai fazer a gente enxergar as coisas de um ponto de vista muito particular e com menos ansiedade.

Quando o entendimento do erro chegar e a gente ver que não tá pronto pra fracassar, é normal querer terceirizar a culpa, justificar a falha e até mesmo negar o fato. Mas depois que tudo passar e a situação for analisada melhor, o que acha de fazer uma coisa simples? Escreva num papel, acompanhado de uma boa xícara de café:

    • O que esse erro me ensinou?

    • Por que isso não deu certo?

    • Como posso fazer de novo, dessa vez com sucesso?

    • Vale a pena tentar mais uma vez?

    • Eu sou o único responsável pelo erro?

Depois de responder essas e outras perguntas que você pode querer inserir na sua autoavaliação, tente levar a coisa com leveza e, se conseguir, com um pouco de humor.

A linha do que é fracasso é bamba, o que é fracasso pra você pode não significar o mesmo pro outro. Então não julgue o seu coleguinha ao lado. Essa avaliação cabe apenas a si mesmo e, a não ser que seja um erro de equipe, faça individualmente.

Bom, se eu puder deixar uma palavra pra quando te perguntarem “Você tá pronto pra fracassar?”, essa palavra é SIM! Tenham coragem de ir, afinal não ter medo é só uma utopia!

E um ótimo 2024!


* Gilsemara Cândido é profissional de Publicidade, Marketing, Gestão de vendas (pipeline) e de Carteira de clientes. Experiência com desenvolvimento de novos mercados, especialmente no setor de mídia. Mapeamento de Mercado ("market mapping"​ / "market sizing") e identificação de oportunidades e publico alvo.


Fonte:

Deixe seu comentário