Portal da Cidade Registro

Mercado

Crise pra uns, solução pra outros

Todos passamos por momentos de crise pelo menos uma vez na vida. Seja no trabalho, nos relacionamentos, ou até mesmo na saúde, os altos e baixos acontecem

Publicado em 30/08/2023 às 09:29

Nos momentos de crise, o grande desafio é entender como reagir para encontrar neles a possibilidade de melhorar e se fortalecer. É importante saber identificar a oportunidade durante os períodos mais desafiadores, assumindo o controle. Você já sabe que tomar as mesmas atitudes diariamente e esperar por resultados diferentes é, no mínimo, irracional. Não devemos adiar nosso sucesso, independentemente das dificuldades que possam surgir. Toda vez que você não age, está adiando seus sonhos para o próximo mês, o próximo ano, a próxima década ou até para o resto da vida.

Aqui estão algumas dicas e orientações dadas por especialistas sobre ser capaz de superar os momentos de crise, buscando a superação, pela conquista da realização pessoal e melhora na qualidade de vida:

1. Tenha Coragem - os momentos de crise afetam a todos, mas a grande diferença está na forma como você reage à ela. É nos períodos de dificuldades que a maioria das pessoas desiste de seus sonhos e simplesmente aceita a derrota. Afinal, é muito fácil se sentir bem e motivado quando tudo está dando certo e saindo como planejado. Mas o verdadeiro desafio começa quando caímos, pois é justamente nesses momentos que somos postos à prova. É preciso muita coragem para reagir e recomeçar, sempre que precisar.

2. Abrace as oportunidades - saber aproveitar as oportunidades que os momentos de maiores dificuldades proporcionam é o mais importante. Porque é justamente nos períodos de crise que surgem os maiores desafios e oportunidades. É, portanto, imprescindível saber identificá-los e aproveitá-los. Momentos de crise todos passam. Cabe a cada um decidir se vai viver se lamentando ou aproveitar cada desafio ou obstáculo como uma oportunidade.

3. Viva com paixão - pesquisas apontam que mais de 70% das pessoas estão insatisfeitas com seu atual trabalho. Não tem problema algum trabalhar temporariamente em algo que não te faz feliz, desde que seja uma forma de chegar ao objetivo final, mas isso deve durar apenas o tempo necessário, sem se acomodar ou se tornar infeliz fazendo algo de que não gosta ou não se orgulha. Apaixone-se pelas atividades que realiza. E isso vale para além do lado profissional, faça atividades que te deem prazer para ter uma vida muito mais feliz.

4. Seja grato – mesmo que você ainda não esteja perto de alcançar todos os seus objetivos, é fundamental que tenha gratidão por tudo aquilo que já conquistou. Comemore cada pequena conquista, como se isso fosse o seu objetivo de vida. Ser grato por todas as coisas boas que tem, faz com que você encare os contratempos de forma mais positiva e com muito mais disposição de seguir em frente.

Mais que tudo, ter a certeza que nem sempre ganhamos, que a vida é cheia de altos e baixos e reconhecer essa dinâmica é essencial para manter a sua vontade de seguir em frente e continuar tentando! Se o processo puder ser tão prazeroso quanto a chegada, então você está traçando o caminho certo e já está bem!


* Gilsemara Cândido é profissional de Publicidade, Marketing, Gestão de vendas (pipeline) e de Carteira de clientes. Experiência com desenvolvimento de novos mercados, especialmente no setor de mídia. Mapeamento de Mercado ("market mapping"​ / "market sizing") e identificação de oportunidades e publico alvo.


Fonte:

Deixe seu comentário