Portal da Cidade Registro

Mercado

Outubro Rosa, mais que case de sucesso, uma campanha que envolve e conscientiza

Empresas e marcas incluem o Outubro Rosa em seu calendário, realizando campanhas, homenagens, peças de marketing, que colaboram com o movimento

Publicado em 01/11/2023 às 17:26

Quando chega outubro, você logo nota muitos lacinhos cor-de-rosa em diversos sites, programas de televisão e vitrines pra alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas você sabe como surgiu o Outubro Rosa?

Surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990. Na época, vários estados do país aproveitavam o mês de outubro pra fazer ações isoladas em relação à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama. Foi aí que aconteceu a primeira Corrida pela Cura na cidade de Nova York, onde foram distribuídos laços cor-de-rosa aos participantes. A partir de então, a ação passou a acontecer anualmente.

Alguns anos depois, outras organizações, também nos Estados Unidos, decidiram batizar suas ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama como “Outubro Rosa”. Durante o mês, as cidades enfeitavam seus locais públicos com fitas cor-de-rosa e promoviam atividades esportivas e desfiles.

Aqui no Brasil, o Outubro Rosa desembarcou em 2002. Na ocasião, um grupo de mulheres, em conjunto com uma marca de cosméticos europeia, adornou com luzes cor-de-rosa o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Em 2008, diversas entidades já haviam aderido à campanha, e o INCA (Instituto Nacional do Câncer) começou a participar da campanha em 2010, com a promoção de espaços de discussão e conscientização sobre a doença.

E não foi só no Brasil. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos.

A gente sabe que o objetivo principal do Outubro Rosa é chamar atenção para o câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado pra doença, e estimular a formação de redes de apoio.

Além disso, a campanha reforça a necessidade de toda mulher conhecer suas mamas e saber como fazer o autoexame. Afinal, quando se observa o corpo com frequência, aumentam as chances de perceber alterações e procurar os serviços de saúde – vale ressaltar que 80% dos tumores são descobertos pelas próprias pacientes.

Se você não entendeu porque a coluna de mercado está falando do Outubro Rosa, pense no case de sucesso que é essa campanha!

Empresas e marcas incluem o Outubro Rosa em seu calendário, realizando campanhas com mensagens, homenagens, peças de marketing, que colaboram com o crescimento do movimento.

Durante o mês de outubro os termos “câncer de mama”, “outubro rosa” e “autoexame” crescem nas pesquisas, o que mostra que as pessoas estão se informando e pesquisando sobre o tema, um reflexo positivo das campanhas.

E mais, o engajamento criado pelas marcas através do marketing pode ajudar informando quem ainda tem dificuldade em buscar diagnóstico e incluindo a prevenção como rotina em suas vidas.

Agora que você sabe como surgiu o Outubro Rosa, aproveite pra cuidar da sua saúde e deixar seus exames em dia. Assim como o câncer de mama, diversas outras doenças podem ser tratadas com mais eficiência quando são descobertas no início, então não adie sua próxima consulta.

Aproveite também pra participar de ações de conscientização e dar apoio às pessoas que passam por isso.

Fonte:

Deixe seu comentário