Portal da Cidade Registro

Mercado

Primeira regra do Marketing: conheça o seu cliente

Conhecer o seu cliente é, antes de tudo, o compromisso de qualquer empresa que espera manter a competitividade no mercado atual.

Publicado em 27/09/2023 às 09:28
Atualizado em

Para conquistar o consumidor, é fundamental conhecê-lo. Marcas eficientes em prever as necessidades dos seus clientes e em oferecer um atendimento personalizado têm maior potencial para conquistar e fidelizar clientes. 

Lembre dos relacionamentos que você tem na sua vida. Sejam de amizade, românticos ou profissionais. Todos começam por afinidade, pontos em comum, hábitos ou habilidades que compartilham, ou por encontrar em outras pessoas algo que você busca, não é mesmo?

Sem conhecer os valores, os hábitos, as características daqueles com quem se relaciona, não dá para confiar na pessoa e criar um laço com ela. Nos negócios, e especialmente no marketing, a história é exatamente a mesma.

Conhecer o cliente é a chave para qualquer estratégia, porque é a partir de informações que a sua empresa vai traçar estratégias assertivas e conseguir direcionar os esforços certos.

Ao conhecer seu cliente a fundo, a empresa otimiza diversos processos internos, evita problemas durante o atendimento e aumenta as suas chances de conquistar e, principalmente, fidelizar o cliente. Afinal, vai oferecer o produto certo, ao consumidor certo, no momento mais adequado.

Agora, quando a empresa não conhece seu cliente, gasta uma boa quantidade de recursos — humanos e financeiros — para poder ter um resultado satisfatório e, muitas vezes, não garante o retorno do cliente.

No marketing, em especial, não é possível fazer um bom trabalho sem saber exatamente a quem suas ações serão direcionadas, seus hábitos e comportamentos. São essas as informações que vão ajudar em diversas etapas e estratégias de marketing.

Conhecer os seus clientes é, portanto, a melhor forma de aproximá-los da marca. Afinal, é este conhecimento que garante a você saber exatamente o que falar para conquistar o seu público-alvo. Ele também é importante para que você saiba de que maneira os seus clientes preferem ser abordados e em quais meios a sua comunicação vai realmente impactar o seu cliente.

Você deve ter percebido que as campanhas de marketing mais eficientes atualmente não são aquelas focadas no produto, e sim aquelas que colocam o cliente no centro da estratégia. 

O consumidor não quer saber apenas os benefícios gerais de um serviço ou produto. Ele quer ser informado se irá atender as suas necessidades específicas e quer se enxergar nessa realidade. Em outras palavras, é preciso mostrar ao cliente de que forma o que você vende vai contribuir para solucionar um problema que ele tenha. 

Para responder esta pergunta da maneira mais efetiva, é preciso saber quem são as pessoas para quem você vende: ou seja, o perfil dos seus clientes.  

E como fazer isso? Para começar, tente responder essas três perguntas:


1 - Para quem eu quero vender?

Descubra quem são essas pessoas e qual o estilo de vida delas.

2 - Qual é o perfil do público que precisa do meu produto/serviço?

Quanto gasta e ganha, o que consome, onde compra, que soluções precisam.

3 - Onde eu vou vender?

Isso fará diferença na hora de definir seu preço, entender a concorrência, definir os meios para se comunicar com seu público e achar o melhor lugar para ter sucesso.

Esse é o primeiro passo para você traçar uma estratégia competitiva para o seu negócio.

É por isso que se fala tanto atualmente sobre estratégias e sobre marketing centrado no cliente. Somente com o conhecimento que você tem sobre seu cliente é que se torna possível falar diretamente com ele e conquistar a venda.

Para ter sucesso como empresa, você precisa conhecer seus clientes. 

Felizmente, lendo este artigo, você tem uma noção da importância de conhecer mais o seu cliente. Agora, o que você precisa fazer é investir tempo e esforço para isso.

Ah, e por falar nisso, se você precisar de ajuda, lembre-se de contratar um profissional.


* Gilsemara Cândido é profissional de Publicidade, Marketing, Gestão de vendas (pipeline) e de Carteira de clientes. Experiência com desenvolvimento de novos mercados, especialmente no setor de mídia. Mapeamento de Mercado ("market mapping"​ / "market sizing") e identificação de oportunidades e publico alvo.


Fonte:

Deixe seu comentário